terça-feira, março 17, 2009

O que pensa Quino sobre sua profissão

Já que no post anterior citei um texto da net sobre arte, desta vez resolvi deixar um texto retirado do site do argentino Quino, criador de Mafalda. (Não reparem a grafia, parece que é portugues de Portugal)
O link para o site oficial do Quino é:
http://www.quino.com.ar/

Á pergunta “Como defines o teu Trabalho e a tua arte-profissão” Quino reflecte um momento e responde: “parece-me correcto chamá-lo profissão, não sei se é justo usar a palavra arte. É o problema que temos, todos nós, os desenhadores. Quem sabe ao princípio muitos de nós queremos chegar a ser artistas. Mas a arte para mim, é algo que faz vibrar por dentro. Nós podemos realizar coisas agradáveis, inteligentes, que façam pensar, mas nos meus desenhos, não vejo nada que consiga fazer vibrar alguém realmente.

É uma opinião definitiva? Talvez não, porque à pergunta , onde meteria a sua profissão em relação com as outras artes televisivas, Quino não tem muitas duvidas e responde: “ meto-a junto ao cinema e televisão. Cada vez que um de nós se senta diante duma folha em branco para desenvolver um desenho explica, é como se estiver por trás duma tele-câmara. Como se enquadra a imagem? Que corte lhe pudemos dar? Que colocamos em primeiro plano? Que ordem terão as imagens na história? Com o cinema também temos em comum os tempos de produção. Grandes. E o facto dos “frutos obtidos” se verem com o tempo e que vêem dum público amplo.”

3 comentários:

Bruno disse...

Fala grande Gilberto! Parabens por mais um post interessante, cara!

Passa no do Chaves que tem coisa nova. chavesechapolinbr.blogspot.com

Boa, Semana
Abraços, Bruno

CELSO MATHIAS disse...

"...não vejo nada que consiga fazer vibrar alguém realmente."
????????????????????????
KKKKKK ESSE É O QUINO!!
Pra mim o maior gênio do cartum mundial que já surgiu no mundo.
Seguido de All Willianson( Calvin & Haroldo), Ziraldo e Angeli.
Quino me abriu a cabeça e me fez pensar, me fez ter idéias e é claro delirar com seus cartuns de linhas e rachureios.
-----------

Olha o leite fervendo hein???KKKKKKKK...comigo é a garrafa de água KKKK coloco pra encher e esqueço... depois fico com o maior peso na coinsciência pelo desperdício...RSRSRS

Ótimo Domingo pra ti e seus também.

CELSO MATHIAS disse...

CORRIGINDO O MEU COMENTÁRIO ANTERIOR:
É o Bill Waterson o criador de Calvin e Haroldo, não sei onde estava com a cabeça pra colocar All Willianson, o grande desenhista de Hqs.KKKKKKK