sábado, março 27, 2010

A essência da liberdade

"A criatividade é a maior forma de rebeldia da existência. Se deseja criar, você tem que se livrar de todos os condicionamentos; do contrário, sua criatividade não passará de mera imitação, será uma simples cópia de algo.Você consegue ser criativo somente como indivíduo, você não pode ser criativo como parte da psicologia das massas. A mentalidade coletiva não tem criatividade; seus membros levam uma vida enfadonha; eles não conhecem realmente a dança, a melodia, a alegria; são seres mecânicos.A pessoa que pretenda ser criativa não pode seguir o mesmo caminho dos outros, uma senda excessivamente trilhada e batida. Ela tem que descobrir seu próprio caminho, tem que pesquisar nas selvas da vida. Ela tem que caminhar só; tem que ser um não-conformista com os valores da psicologia das massas, da mentalidade coletiva."
Osho, em "Criatividade - Liberando sua Força Interior.

Dedico essa citação a todos os criativos da arte, colegas e não colegas. Finalizo com um pensamento do livro "Criative-se", de Guy Claxton e Bill Lucas (Editora Gente):
"Algumas vezes a resposta mais inteligente é a incerteza."
Ótimo final de semana a todos e obrigado pelas visitas e comentários. Desculpe a falta de desenhos; estou mudando o estúdio de endereço e ainda não terminei a bendita mudança.

4 comentários:

Geraldo Moreira disse...

Esse texto vem como uma machadada bem na cabeça, Gilberto. É realmente bem comum tentarmos "criar" algo se utilizando de uma infinidade miscelânica, e no resultado, chegamos por um breve momento achar q criamos algo... Mas de acordo c esse texto, não é nada fácil, não é pra qualquer um não... por isso q admiro tanto alguns "transgressores" da arte, q romperam o clássico para permitir a chegada do novo, como os impressionistas, modernistas e por aí vai. Mas ainda assim "arte contemporânea" me dá no saco! ahuahuahuaa Abração e bom final de semana pra vc e sua família, Gilberto!

CELSO MATHIAS disse...

VC BERROU POR MIM!!KKK UM GRITO INTELIGENTE COMO DE COSTUME A TUDO QUE POSTA.
PARABÉNS GRANDE!!
EXCELENTE FDS PRA TI E SUA FAMÍLIA.BOA ARRUMAÇÃO NO SEU ESTÚDIO!!

CELSO MATHIAS disse...

Coloquei a última frase no meu blog tá? Achei uma preciosidade!!

CELSO MATHIAS disse...

E aí Gilberto????
Correu hoje??? Tinha uma prova hoje né? de 6KM..É isso?? Cara, qd eu corria na Quinta da Boa Vista eu já estava correndo 6km mas senti dores no joelho. Vc tem aquele frequenciador cardíaco???
Aquele aparelho que coloca no peito com um relógio.
UM FORTE ABRAÇO e ótima semana que entra.