segunda-feira, agosto 16, 2010

Por que você corre?

De vez em quando me perguntam isso. Nem sempre tenho paciência pra responder, até porque muitas vezes a pessoa que pergunta quer na verdade é confronto. Eu poderia simplesmente dizer que é pela saúde, por uma qualidade de vida acima da média e blá, blá, bla...
Mas corre-se simplesmente pelo prazer após mais de duas décadas correndo regularmente. (Há épocas em que ocasionalmente paro por uma contusão, falta de tempo, etc...mas nunca definitivamente)
O segredo do vício em corrida é uma substância chamada Beta endorfina (O nome te lembrou Morfina?) substância produzida pelo próprio corpo que têm a função de atenuar a dor e causar aquela sensação de prazer que falei. Não tenho acompanhado muito as pesquisas na área, mas o que sei é isso. E sei também que a corrida, quando bem inserida na vida do homem moderno é como uma poupança de saúde a longo prazo.
Se você sente necessidade de oxigenar sua vida sedentária, nada melhor que a corrida. Faça um exame médico pra ver se não há nenhum problema e comece.
Recomendo que corra 3 vezes por semana, no início. A regularidade é importante. Se você está muito fora de forma, comece caminhando essas 3 vezes. Quando sentir-se bem, trote um pouco. E não desista. Com certeza as dores virão. O importante é não exagerar no início e continuar a treinar. Os músculos se fortalecem, o pulmão se estabiliza e o "Barato da Corrida" aparece.
Abração a todos e obrigado pelas visitas.

Um comentário:

Celso Mathias disse...

Comecei a correr há uns 8 anos na Quinta da Boa Vista, um parque histórico aqui do RJ. Eu corria sob a orientação do meu amigo marcio Dederich que corria junto. Pude conhecer alguns maratonistas que corriam de tênis kichute( é verdade) e outros que corriam descalços..O pé pareci uma sola de borracha!! Mas infelizmente, por despreparo de anos, tive uma lesão no joelho e fiquei desencantado. O Marcio muito mais pois estava me preparando para uma prova de 6 km.
Anos mais tarde quando descobri uma taxa de colesterol alta, voltei a correr, já morando em Copa. Corria no calçadão 3 x por semana e em 2 meses o colesterol ficou perfeito...Mas a preguiça bateu...É preciso uma discipla enorme que para o esporte eu n tenho. Agora ferrado da coluna estou no RPG tentando consertar a "curva so senna" KKKKKKKKKK. Admiro muito caras como vc que estão ali correndo, acordando cedo, se disciplinando na alimentação.Mas tenho q voltar. Foram meses de muita felicidade com a tal Beta Endorfina!!
ABRAÇÃO TBM pra ti e Graça e ótimo FDS