sexta-feira, setembro 10, 2010

Will Eisner, o Mestre.























Will Eisner é, sem dúvida, o grande expoente das HQs de todos os tempos. Influenciou e influencia até hoje um número exagerado de quadrinistas. Criador do personagem Spirit e de tantas graphic novels, escreveu ainda vários livros sobre como se fazer uma HQ. São livros excelentes para o iniciante e o quadrinista avançado. Eu tenho alguns deles e cada vez que os leio, aprendo um pouco mais. Parece que o livro fala a cada um no seu próprio nível. Nada de ensinar simplesmente a desenhar, mas a contar histórias. E nisso ele era um grande mestre. Posto aqui as capas de alguns álbuns de hq que já li e também o Narrativas Gráficas, e o Quadrinhos e Arte Sequencial, indispensáveis na estante e na prancheta de qualquer desenhista. Deixo aqui também um link para uma entrevista que Eisner concedeu ao Universo HQ, em 2001. Espero que o Universo HQ não ache ruim citá-los.

Um comentário:

Celso Mathias disse...

Oi Gilberto, por sorte tive a chance de conhecê-lo na I convenção de quadrinhos aqui no RJ lá pelos idos de 91( que infelizmente depois de anos foi transferida para Minas Gerais). Eu trabalhava com o Cesar Lobo e foi o Lobo que me apresentou. Pude apertar a mão desse artista espetacular mas como nunca fui ligado muito em HQ nem pedi um autógrafo(KK) na mesma feira pude pintar ao lado de Moebius e Oswaldo Mutareli tbm. Eu, o Lobo e mais essa galera pintamos um painél enorme, acho que tenho a foto. O engraçado é que eu havia levado vários pincéis e todo mundo pediu um pra pintar o painél com tinta preta Suvinil e depois o Moebius assinou o pincel de cada um ( os meus pincéis) e qd fui pedir, ele já estava cercado de vários repórteres e fiquei na mão. Todo mundo levou os meus pincéis pra casa com a assinatura do Moebius e eu, o dono dos pincéis, fiquei na mão. Cara eu era uma anta só falando assim KKKK.Anta não...UMA BESTA MESMO!! KKKKKKKKKKKKKK.
O engraçado do painél é que todo mundo pintou cenas de horror e claro, o Moebius fez alá prima o TIN-TIN segurando o cachorrinho no colo e o cão se mijando todo...MESTRE É MESTRE!! Foi catar essa foto...Na época quem intermediou as palestras do Moebius foi o Patati( vc conhece?)As palestras eram feitas no museu da imagem e do som.Bons tempos em que eu mesmo sendo uma besta eu era um cara ingênuo...KKKKK ABS