quarta-feira, dezembro 01, 2010

O que tenho lido







Sem pretensões maiores que não a de compartilhar um pouco da minha crescente descoberta dos quadrinhos (Antes mais olhava os desenhos que propriamente lia, kkk) posto hoje alguns álbuns que li recentemente, entre eles: "Sgt Rock, Edição especial de aniversário"(Panini), do Joe Kubert; e ainda "Ás Inimigo, um poema de guerra" (Abril), do George Prat. Também foi desenhado pelo Joe Kubert, mas ainda não li a sua versão.
Joe Kubert não é novidade pra ninguém; é um veterano que desenha muito mesmo. Sua narrativa é das melhores de todos os tempos. Ao ler, você esquece que é apenas quadrinho. Quando era garoto, lá pelos final dos setenta e oitenta, lia muito Tarzan desenhado por ele. Algum tempo atrás ele fez um álbum do Tex Gigante, pra Bonelli. Já li, mas ainda não comprei.
Deixo aqui , o link pra página de sua famosa Escola de Quadrinhos.
O ponto comum às imagens e comentários sobre o que li nessa postagem, é o fato de ser quadrinhos de guerra. Sei que a violência gratuita e a propagação da idéia de violência não é uma boa e nem deve ser incentivada, mas a verdade é que extrair boas histórias de conflitos mundiais já é carne de vaca no cinema, quadrinhos, etc... Nem sempre conseguem, mas muitas vezes o resultado é muito bom. Nos anos 80 assisti "Platon" e lembro que saí revoltado do cinema, amargurado com a crueza da guerra. Ou seja, considerei o filme bom. Na época me impactou. Claro, assisti tempos depois, na tv, e o efeito já não foi o mesmo.
Aqui no Brasil, tivemos, nos anos sessenta, um pequeno boom dos quadrinhos nacionais. Uma das revistas que era produzida na época era "Combate", a qual reproduzo a capa de uma que tenho. Raridade hoje em dia. Essa capa é do Nico Rosso, grande desenhista já falecido. Nas suas páginas, quase sempre, desenhos de Inácio Justo, especializado nesse tipo de história. Quem quiser, procura na revista Ilustrar (Nas edições 1 e 11 têm matéria com os dois).
Abração a todos e obrigado pelas visitas e comentários.

Um comentário:

andrebdois disse...

Brigadao mesmo Gilberto...
fico muito feliz que tenha gostado do meu blog.
parabéns pelo escelente conteúdo do seu, está de parabens!!