quinta-feira, fevereiro 24, 2011

O que é a Arte pra você?

Hoje, passando pelo blog do Benett, (que recomendo. Tiras muito boas. É só clicar no nome) me deparei com uma crítica do filme O Cisne Negro, do diretor Aronofsky. Não tanto pela crítica ao filme, porém mais pelo trecho que segue abaixo, me chamou a atenção. segundo Benett, o texto é de João Pereira Coutinho publicado na Folha de S. Paulo de 22/02/2011. Mas não se esqueçam de ler a matéria completa no blog do Benett. Abração.

"...Porque Aronofsky acredita que a "loucura da arte", na feliz sentença de Henry James, pode ser resumida ao clichê expressão/repressão, que domina grande parte das discussões analfabetas do nosso tempo.
Herdeiros de uma sensibilidade romântica abastardada, acreditamos que a arte deve ser "autêntica", e que a "autenticidade" consiste em abrir as comportas da alma, despejar os nossos "sentimentos" e "emoções" na via pública e, por via dessa catarse, nos libertarmos das nossas neuroses pessoais.
Segundo essa doutrina, a arte não é arte, é terapia. Um romance não é um romance, é uma sessão de psicanálise por escrito. E o artista não é um artista, é como um doente mental que vive no asilo psiquiátrico e que pinta, ou escreve, por motivos estritamente terapêuticos, antes da medicação noturna. Visitar grande parte dos nossos museus, dos nossos palcos ou das nossas estantes é tropeçar continuamente nessas alegres pornopopeias.

Tragicamente, Aronofsky e companhia ignoram que a arte não é questão de expressão ou repressão, mas de disciplina e sublimação..."

Um comentário:

Leonardo Climaco disse...

Fantástico! Adorei essa definição!
bela contribuição ao debate...
Abraço Gil!