quinta-feira, abril 21, 2011

História em Quadrinhos


Páginas da minha HQ e do Rynaldo: Krobe.

Histórias Impressas
(Texto retirado do livro "Narrativas Gráficas, de Will Eisner)
"A primeira metade do século XX foi dominada pela impressão como veículo de comunicação. Apesar de os filmes e os meios eletrônicos terem desafiado sua superioridade, o meio impresso jamais perderá sua importância. Histórias contadas através de narração gráfica têm de lidar com transmissão. Isso têm uma influência na maneira como a história é contada e influenciará a própria história. É nesse ponto que o narrador entra em contato com o mercado.
As tiras dos jornais diários
Os quadrinhos se originaram nesta forma. Compostos de 3 a 4 quadros, eles são geralmente colocados numa página com várias outras tiras. O formato é bastante restrito.

As páginas dominicais
Oferecem mais espaço e um pouco mais de liberdade.

Comic Book ou revistas em quadrinhos
O formato clássico das revistas em quadrinhos. Normalmente elas medem 17 x 26 cm (o chamado formato americano) e 13,5 x 19 cm (o formatinho).

Leitores e espectadores identificam o conteúdo com sua embalagem. Os leitores de quadrinhos esperam que os quadrinhos chegem até eles em embalagens familiares. Uma história contada num formato não-convencional pode ser percebida de maneira diferente. O formato têm uma influência importante na narrativa gráfica."

Um comentário:

Nelson Cosentino disse...

Valeu pela força Gilberto! E parabéns pela iniciativa do seu projeto. Abração!