sábado, abril 16, 2011

Sebo



Origem da palavra "Sebo"

Já que a postagem anterior foi sobre capas, pode ser interessante o texto a seguir retirado de um marcador de livros do Sebo do Messias:

"Umas das teorias sobre a origem da palavra "Sebo", vem do tempo em que não havia energia elétrica e as pessoas liam à luz de velas, o que deixava os livros engordurados. Daí o termo "ensebado", "sebento", gerando mais tarde o termo "Sebo"...

Sempre que estou com pressa ou com pouca grana na carteira, ao passar em frente a um sebo qualquer, evito entrar, pois perco a noção do tempo garimpando as estantes. Nunca se sabe o que vai encontrar. Pode ser um livro que você cobiça faz tempo, um livro que vá te passar uma outra forma de encarar o mundo, sei lá. O fato é que conhecimento nunca é de segunda mão. Para cada um que ler um mesmo livro, a percepção será diferente. Nisso, o conhecimento de cada livro se renova e pode dar "starts" diferentes a muitas pessoas igualmente diferentes.

Ótimo final de semana a todos. Para quem é de São Paulo, ótima Virada Cultural. Ano passado participei, mas talvez esse ano não seja possível. Vamos ver...

Abração,

7 comentários:

André Toma disse...

Putz, Gil. Como te entendo... sebos são maravilhas. Não posso passar perto de um...
Aqui na Mooca tinha um ótimo, mas fechou. Encontrava cds e livros quase de graça... Sentia pena de deixá-los ali nas estantes... rs

Grande abraço.

CELSO MATHIAS disse...

PÔ Gil, jamais iria pensar que "Sebo" viesse disso...Como é bom entrar aqui em seu blog e sempre me deparar com algo interessante além dos seus sketches ao vivo. Outro dia presenteei minha mãe com duas revistas da década de 40 e 50 da Rádio Nacional. Comprei em um sebo na Praça XV. 25 reais cada mas pechinchei e consegui a 20 KKK...Belo Post. FORTE ABRAÇO!!

Raquel Pellizzetti disse...

O "Um Sebo na Praça XV" vendeu-me um livro através da Estante Virtual no dia 01/02, paguei no mesmo dia, e eles não dão satisfação e nem postam meu livro.
Hoje são já 06 de fevereiro e nada!!!

Uma alta de respeito e profissionalismo!

Raquel Pellizzetti disse...

Celso, você poderia me ajudar?!

Veja meu post abaixo... como você comprou com eles, gostaria de saber se conhece o endereço para que eu possa ir até lá.

Obrigada!

Gilberto Queiroz disse...

Olá, Raquel! Talvez o Celso não vá ver seu comentário neste post, por ser ele do ano passado e no meu blog. Você pode entrar em contato com ele via link no meu blog.
Boa sorte,
Abraço,

Anônimo disse...

Raquel, estou tendo o mesmo problema com um sebo na praca xv! Procurei uns telefones na internet mas os numeros nao exstem! De acorfo com o site da Estante Virtual o meu peddo foi enviado e tem um numero para acompanhar o pedido pelos correios, bom, giz isso e vi que o neu pedido saiu de SAO PAULO e foi entregue no RIO DE JANEIRO! E eu estou em Belo Horizonte!
Juro que nao estou entendendo nada... segue mu email para entrar em contato caso enha alguma novidade: netolyra@gmail.com
Floriano Lyra

New Mimatsu disse...

Por essas e outras que sempre compro no Sebo do Messias. Eles são pontuais na entrega e se tiver qualquer duvida a gente entra no site sebodomessias.com.br r ja responder na hora ou ainda podemos ligar. Não é atoa que são os maiores, pois são muito bem organizados.