sexta-feira, junho 29, 2012

HQ Mix

O resultado final da carica mais abaixo.
Amanhã, dia 30, é dia de HQ Mix, no Sesc Pompéia. Eu vou quase todo ano, mas na verdade não me encaixo muito no mundo glamouroso das premiações. Certo que apenas começamos nossa caminhada nesse difícil meio das artes, e por isso mesmo, talvez seja natural se sentir assim. Creio que o mais importante de tudo seja você fazer um trabalho que te satisfaça, dignifique e no mínimo, pague suas contas. Premiações devem ser ótimas, mas sinceramente, não podem ser o foco principal das pessoas. Porém, mas do que apenas pagar contas, é ótimo quando podemos (e precisamos) comprar aquele livro, fazer aquela viagem, etc... E tudo isso com a ajuda de algo que adoramos fazer. Pra resumir, então, os prêmios ajudam a alavancar uma carreira, são bons para o ego, dão visibilidade, mas não são tudo.
   Lembrando disso, fiquei traçando na minha cabeça, um paralelo com os esportes no Brasil. A cada quatro anos, atletas solitários se tornam estrelas graças mais a seus próprios esforços do que a um apoio realmente consistente dos governos. Há sim algum apoio, mas, comparado ao que há em outros países campeões olímpicos, é tudo muito risível e insonso. Mas há muita festa quando os atletas ganham suas poucas e suadas medalhas. Pena que depois tudo seja esquecido e nenhuma real mudança seja implementada. Estamos sempre reinventando a roda. Talvez os quadrinhos no Brasil sofram um pouco desse mal também, não sei.
    De qualquer forma, ótimo final de semana a todos e bom HQ Mix para quem for. (acho que vou).  Obrigado pelas visitas e comentários.
 

2 comentários:

Eduardo Schloesser disse...

Seu texto já diz tudo e não há nada a acrescentar, em qualquer meio a situação é a mesma, em qualquer parte do mundo, inclusive. Na verdade, um cara luta muito pra ter um lugar de destaque, e consegue, na maior parte das vezes por seus próprios méritos, aí ele fica cercado de bajuladores, normal, feliz daquele que reconhece que nesta vida tudo é muito volátil e mantém sua humildade e pé no chão, algo muito difícil no mundo dos quadrinhos, daí o HQ Mix parecer um evento elitizado, cheio de soberbos, então é natural pessoas como nós se sentirem um peixe fora d´água nestes lugares, embora militemos no mesmo meio mas sem o mesmo sucesso que muitos premiados, digo isto por ter me sentido um corpo estranho na única vez que eu fui a este evento. O Gualberto Costa e o Jal são caras sensacionais, mas a maioria fica imersa nas panelinhas. Talvez um dia a gente vá juntos, aí não ficamos entediados, quem sabe?
Mas independente de tudo acho que é uma atração que vale a pena pra quem curte hqs, se você for mesmo, bom evento amanhã e um abraço.

Gilberto Queiroz disse...

É, mesmo com todas a situação em volta do prêmio, acho que vale a pena ir. Ao menos se torna um bom programa para quem curte HQ. E depois, já que têm-se que batalhar sozinho, conheçamos nossos "pares", kkk.
Obrigado pelo comentário, bom fim de semana. Abração,