sexta-feira, junho 15, 2012

Letreirando Quadrinhos

Para quem faz quadrinhos, uma parte importante é o letreiramento. Já foram feitos estudos (vi em algum lugar) que explicavam o porque as fontes usadas em quadrinhos funcionarem melhor no modo manuscrito. Realmente parece que se usarmos fontes quadradonas, ou com serifas, a leitura não flui muito bem. Mas agora mesmo, no momento em que escrevo, lembrei-me dos gibis da Ebal, na maioria letreirados com fontes serifadas, tipo Times New Roman. Pra confirmar, peguei na estante alguns Tarzans, Koraks, Batmans da Ebal. A exceção dos que tenho aqui  e que usam fonte manuscrita são: A coleção de Tarzan do Russ Manning pranchas dominicais (formato Wide Screen); Fantasma, a infância do Herói; e Greystoke , a lenda de Tarzan.
Um site legal que muita gente já conhece é Blambot, que têm fontes gratuitas e pagas e voltadas para o universo dos quadrinhos. Se você ainda não conhece Clique AQUI.. Abração a todos.

2 comentários:

Eduardo Schloesser disse...

Salve, Gil.
Realmente é interessante esse negócio de letra, eu sou péssimo letrista, o que lamento, afinal, pra quem produz material alternativo como eu, seria legal dominar todas as etapas do processo. Soube que o fenomenal Marcatti, disponibilizou uma fonte baseada na maneira como letreirava suas hqs no seu site, mas nunca tive tempo de dar uma sacada. Valeu pela dica deste site, vou olhar quando puder.
Abração e fique bem.

Gilberto Queiroz disse...

Não sabia dessa do Marcatti.Legal! E o site é mesmo intessante. Abração e obrigado pelo prestígio.