sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Esse subestimado, o personagem 5

Continuando...

Personagens Antropomórficos
Animais com características humanas. Andam, caminham e falam naturalmente. Referência clara ao gênero literário das fábulas.
Um grande número de obras explora essa vertente, inclusive no Brasil. Temos por exemplo, o Zé Gatão, do meu amigo Eduardo Schloesser.





Zé Gatão

































  Essas características humanas podem render bons personagens infantis e adultos. A abordagem é tão variada quanto as experiências humanas.

Fico por aqui, por enquanto. Este final de semana continuamos com a lista de tipos de personagens.
Obrigado a todos pelas visitas e comentários.

2 comentários:

Eduardo Schloesser disse...

Curto muito os antropomorfos (óbvio, né? Aliás grato pela lembrança e divulgação) Acho muito legal o Blacksad, o Fritz e o porco Edmundo. Só me incomoda um pouco mistura-los aos humanos como já fizeram o Jim Starling, Moebius e o Corben, Acho que assim se foge da proposta que é enaltecer "qualidades" ou "defeitos" humanos tendo os animais como atores do drama. Grande postagem.
Forte abraço.

Gilberto Queiroz disse...

Também acho que não se deva misturar. Perde o sentido. Ou é antropomorfo ou não.
E seu Zé Gatão é mesmo um ótimo representante do gênero.
Abração,