domingo, novembro 24, 2013

Estudando no domingão...



Quando vemos o trabalho de um artista top, naturalmente ficamos de "queixo caído". Temos a impressão que a pessoa é um agraciado divino ou alguém que tenha feito um pacto demoníaco. Uma inveja boa faz uma forcinha para entrar em nosso coração, mas a verdade é que geralmente esses artistas fizeram do estudo seu primeiro degrau na busca da excelência artística. Estudo. Pura e simplesmente. Fácil? Não. Nem todos nascem com talento extraordinário, mas, mesmo os que nascem, necessitam lapidar esse talento em horas infindáveis pela vida toda. Cabeça baixa, prancheta, lápis, papel. E isso, ainda que óbvio, é extremamente difícil. Persistir no estudo, ainda que os resultados não sejam animadores é que é difícil.
    Eu, de minha parte, preciso melhorar muito ainda. Tomei a resolução de estudar anatomia diariamente, numerando as folhas de estudo e pretendo fazer isso todos os dias, quase como um mantra. Importante termos metas para nosso desenho, não deixando de evoluir sempre.
   Esse estudos tiveram como base estudos de um artista que o Celso Mathias me enviou recentemente. Infelizmente não sabemos o nome do artista. Se descobrir posto depois por aqui.
   Pablo Casals, violoncelista e maestro catalão diziam, ensaiava todos os dias, mesmo em idade avançada (viveu 97 anos!). Perguntado por que fazia isso, respondeu simplesmente: ___Acho que toco melhor a cada dia!.
   Li isso do Casals faz tempo, podem não ser exatamente essas as palavras, mas a essência aí está.
   Vamos para mais uma semana repleta de atividades e compromissos, mas pensando assim, que podemos melhorar a cada dia.
   Obrigado a todos pelas visitas e comentários.

4 comentários:

Celso Mathias disse...

É isso mesmo que você escreveu Gil.
O estudo é constante mesmo, senão a mão enferruja e o artista não evolui. Fico impressionado com alguns artistas iniciantes aqui no RJ que acham que desenho entra por osmose. Enfim, você está certo. Estude, estude e estude SEMPRE!
E se quiser eu tenho o telefone do capetão pra fazer um pacto KKKKKK ele tem vários pacotes, eu peguei logo o "advanced" kkkk. Abração e uma ótima semana.

Gilberto Queiroz disse...

KKKK. Valeu, Celso! É. Acho que você pegou mesmo o "pacote avançado"...
Ótima semana pra vocês aí também.
Grande abraço.

Eduardo Schloesser disse...

Esboços primorosos, Gilberto, bons mesmo, e este seu esforço faz-se notar nos seus desenho atuais. O texto também, além de muito bem escrito é inspirador.
Sucesso.

Gilberto Queiroz disse...

Valeu,Eduardo! Com leitores do gabarito de você e o Celso, tenho que caprichar nas palavras, kkk.
Grande abraço,