quarta-feira, abril 02, 2014

O mundo de Tex

Um estudo que fiz ontem a partir de uma página de Tex, desenhada por Claudio Villa. Como desenham esses italianos! Sempre digo isso. A Editora Bonelli é para mim uma das mais admiráveis editoras de quadrinhos do mundo. Nunca fiz estudos mais aprofundados sobre ela, mas manter acesa a chama do velho oeste nos quadrinhos, além de editar gêneros clássicos de aventura, policial e ficção, numa época em que só o hiper mega blaster do "massa véio" se destaca, é para se tirar o chapéu. Até o formato dos quadrinhos é diferente. Nada de formato americano (Bom, há o Tex Gigante, em formato grande). Cor? Só mais recentemente começaram a colorir o Tex para algumas edições, por exemplo. Aliás, acho que faroeste têm que ser em preto e branco. Personagens densos e fortes como Ken Parker, Tex, Julia Kendal, Nick Raider (esse li quase nada), Zagor e outros, são nossos companheiros de leitura, minha e de muitos outros pelo mundo.
Se você quiser se aprofundar uma pouco mais nesse fascinante mundo dos quadrinhos italianos, não custa dar uma olhada no Tex Willer Blog, clicando AQUI. Entrevistas, notícias, e tudo que diga respeito ao Tex, sua editora e criadores.
Obrigado a todos pelas visitas e comentários.

2 comentários:

Eduardo Schloesser disse...

Salve, meu velho! curto muito também os fumetti, além de malditamente bem desenhados, anatomia, cenários, adereços, tudo perfeito, contém tramas e histórias que se não são obras primas, são extremamente competentes.
Além dos arroz de festa Tex e Ken Parker eu curtia muito o Dylan Dog. Li alguns Júlia e Mágico Vento, gostei bastante. Zagor eu lia na adolescência, mas nunca me pegou na veia. Os demais, alguma edição ali outra acolá.

Agora falando do seu estudo de página, partindo do trabalho do Claudio Villa, achei primoroso. Você disse que fez num único dia? Você é rápido, meu amigo, demonstra domínio e precisão. Continue assim.
Grande abraço.

Gilberto Queiroz disse...

Valeu, Eduardo! Dylan Dog devo ter lido quase nada. Tenho algumas Julia e Mágico Vento também. Gostava muito do Martyn Mistery. Não vi mais por aqui. O Zagor realmente é bom, mas falta alguma coisa...
Fiz esse estudo rápido, mas é bom lembrar que é só cópia. Tudo já foi resolvido pelo Villa. E por isso pareço rápido.
Um grande abraço!